13/03/2009

Limão e suas propriedades




Limão

limao1.jpg (5808 bytes)

Provavelmente, o limão é a fruta mais conhecida e usada no mundo. São tantas suas aplicações na vida doméstica que fica difícil enumerá-las. Tudo nele é aproveitável. Com seu suco preparam-se refrigerantes, sorvetes, molhos e aperitivos, bem como remédios, xaropes e produtos de limpeza. Da casca retira-se uma essência aromática usada em perfumaria e no preparo de licores e sabões. enfim, muitas são as utilidades deste cítrico fácil de achar durante o ano todo, nas suas diversas variedades. Em geral, todos os tipos de limão têm aspecto semelhante, embora mudem no tamanho e na textura da casca, que pode ser lisa ou enrugada. Quanto à cor, variam do verde-escuro ao amarelo-claro, exceto uma das espécies, que se assemelha a uma mexerica.

Graças a alta concentração de vitamina C que contém, o limão é o maior inimigo de todas as substâncias prejudiciais ao organismo, não importando em que lugar, órgãos ou tecidos se tenham acumulado ou agido.

Essa vitamina evita a fragilidade dos ossos, má formação dos dentes, torna mais rápida a cicatrização de feridas e queimaduras, evitando também hemorragias. Como contém ainda muitos sais minerais, mantén o equilíbrio interno do organismo e o vigor do sistema nervoso.

Como remédio, o limão é empregado contra icterícia, diabete, hemorragia nasal, doenças da pele, infecções da garganta, gripe e dor de cabeça. Ele acaba ainda com a acidez sanguínea e dissolve o ácido úrico. Mas, no geral, é indicado para casos de acidez da boca e estômago, anemia, apendicite, arteriosclerose, artrite, asma, blenorragia, cálculos, caspa, diabetes, edemas, enxaquecas, congestões, conjuntivite, alergia, febres, esterilidade, mau hálito, obesidade e uma infinidade de doenças.

A cura pelo limão consiste em ingerir, no primeiro dia, o suco de um limão espremido. A cada dia deve-se ir aumentando a dose até atingir 10 limões. Em seguida, começa-se a diminuir um por dia.

Na hora de escolher, prefira limões pesados e que cedam um pouco quando apertados. Isso é sinal que estão maduros e que possuem bastante suco.

O limão substitui com vantagem o vinagre, não só pelo seu valor nutritivo como pelo seu sabor natural. Perfeito para tirar a baba dos quiabos, basta lavar os quiabos e deixá-los no molho de limão e água.

Antes de utilizar o limão, deve-se lavá-lo bem para eliminar, além da poeira, resíduos de pesticida.

O limão maduro conserva-se em geladeira por 4 semanas.

O limão é uma excelente fonte de vitamina C, muito importante para combater as infecções, pois aumenta a resistência do organismo. contém

ainda vitamina A e vitaminas A e vitaminas do complexo B, além de sais minerais, como cálcio, fósforo e ferro. O suco de limão é um ótimo tônico e bactericida, mas não deve ser tomado puro, pois pode prejudicar o estômago devido à sua acidez.

As variedades de limão mais conhecidas são:
b06-blanco.gif (938 bytes)
limão-galego - pequeno e suculento, de casca fina, cor verde-clara ou amarelo-clara.
b06-blanco.gif (938 bytes)
limão-siciliano - grande, de casca enrugada e grossa, menos suculento

limao2.jpg (11844 bytes)
e mais ácido que o galego
b06-blanco.gif (938 bytes)
limão-cravo - parecido com uma mexerica, tem casca e suco avermelhados e sabor bem forte
b06-blanco.gif (938 bytes)
limão-taiti - de tamanho médio, casca verde e lisa,muito suculento e pouco ácido.

Para comprar o limão deve-se tomar as seguintes precauções:
b06-blanco.gif (938 bytes)
limão-galego - deve ter casca fina e lisa. Escolha os mais pesados em relação ao tamanho e que cedam levemente à pressão dos dedos.
b06-blanco.gif (938 bytes)
limão-siciliano - de cor verde e casca grossa. Escolha da mesma maneira que o limão-galego.
b06-blanco.gif (938 bytes)
limão-cravo - mesmo verde, tem boa quantidade de suco, mas é sempre preferível escolher os maduros, pois têm maior valor nutritivo.
b06-blanco.gif (938 bytes)
limão-taiti - com casca bem verde, quando maduro deve ceder à pressão dos dedos.

Se o limão ainda está verde, guarde em lugar fresco, seco e arejado. Depois de maduro, conserve na geladeira, na gaveta própria para frutas e legumes. Um limão já cortado durará mais tempo se for guardado na geladeira, num pires coberto com uma xícara

b08-rosa1.gif (735 bytes) DICAS CULINÁRIAS:

b06-blanco.gif (938 bytes) para dar um gosto especial aos bolos, basta acrescentar raspa de casca de limão.
b06-blanco.gif (938 bytes) o limão é o melhor tempero para ostras.
b06-blanco.gif (938 bytes) para acompanhar legumes cozidos,peixes e assados, experimente o seguinte creme: misture 5 colheres (sopa) de suco de limão, 1 lata de creme de leite, um pouco de sal e pimenta-do-reino
b06-blanco.gif (938 bytes) as bebidas alcoólicas, os refrescos e os chás ficam excelentes quando são temperados com umas gotas de limão
b06-blanco.gif (938 bytes) para conservar a metado de um limão que ainda não foi usada, coloque num pires com água, com a parte cortada para baixo, e leve à geladeira.
b06-blanco.gif (938 bytes) um pouco de suco de limão acrescido à água de cozimento dos frutos do mar deixa as carnes mais brancas e firmes.
b06-blanco.gif (938 bytes) se for usar apenas algumas gotas de suco de limão, não desperdice a fruta toda. Faça um buraquinho com um palito e esprema a quantidade desejada. Depois volte a guardar o limão na geladeira.
b06-blanco.gif (938 bytes) para conservar o limão por mais tempo, guarde em um vidro bem fechado
.
b06-blanco.gif (938 bytes) para obter mais suco do limão, bata a fruta com um martelinho antes de cortar.
b06-blanco.gif (938 bytes) após ter espremido um limão para usar seu suco, embrulhe a casca em papel de alumínio e congele. Use em receitas que pedem casca de limão.
b06-blanco.gif (938 bytes) quando for usar a casca de limão ralada, tome cuidado para não ralar junto a parte branca, porque ela amarga a receita.
b06-blanco.gif (938 bytes) para que o doce de casca de limão fique bem verde, ferva em tacho de cobre.

b08-rosa1.gif (735 bytes) CURIOSIDADES:

b06-blanco.gif (938 bytes) para o tratamento da acne, faça uma pasta de suco de limão e açúcar e aplique sobre o rosto. A mesma pasta também serve para eliminar o excesso de oleosidade da pele.
b06-blanco.gif (938 bytes) antes de fazer as unhas, amacie as cutículas endurecidas com um pouco de suco de limão.
b06-blanco.gif (938 bytes) elimine a caspa e a oleosidade do couro cabeludo, massageando-o com suco de limão
b06-blanco.gif (938 bytes) aproveite o bagaço do limão para eliminar o cheiro de peixe dos talheres e panelas. é só esfregar.
b06-blanco.gif (938 bytes) use o bagaço do limão para clarear e amaciar as mãos. Coloque um pouquinho de açúcar na mão e esfregue o limão.
b06-blanco.gif (938 bytes) melhore seu hálito fazendo gargarejos com 1 copo de água morna e o suco de 1/2 limão
b06-blanco.gif (938 bytes) na Índia, a mulher escolhia o futuro marido fazendo-lhe uma estranha declaração de amor: atirava-lhe um limão.
b06-blanco.gif (938 bytes) a Itália é o maior produtor de limão do mundo
b06-blanco.gif (938 bytes) o limão-galego foi o primeiro cítrico introduzido na Europa.
b06-blanco.gif (938 bytes) o maior limão conhecido pesava 2,83 kg.
b06-blanco.gif (938 bytes) foi Colombo quem trouxe o limão para a América.
b06-blanco.gif (938 bytes) se o móvel de madeira manchou com tinta de caneta, lave imediatamente com água fria e depois esfregue com suco de limão.
b06-blanco.gif (938 bytes) para limpar os objetos de prata, esfregue com cinza de cigarro misturada com suco de limão.
b06-blanco.gif (938 bytes) se num tecido lavável aparecer uma mancha de ferrugem, elimine-a da seguinte maneira: esfregue com limão e sal e coloque a peça no sol até secar. Depois, lave normalmente com água e sabão.
b06-blanco.gif (938 bytes) nunca use limão na pele quando for expor-se ao sol

Um comentário:

nene marceneiro disse...

muito bom tudo isso que lie sobre o limao so veio almentar minha confianca no fruto para bems a voces pelas dicas e propiedades descritas sobre o limao